Por terras de Almodôvar era uma ideia já com algum tempo, a ideia era dirigida à visita ao Museu da Escrita do Sudoeste (MESA), não conhecia a vila, pelo que logo à entrada foi com alegria que soubemos que estávamos numa vila histórica como a da minha criação.
Vila histórica e milenar, o homo sapiens andou por aqui à 5 mil anos, há monumentos megalíticos, onde a singularidade da escrita do sudoeste deu nome ao museu, a ocupação romana e islâmica está bem patente nas Mesas dos Castelinhos, infelizmente não foi possível visitar, tudo isto visitável no MESA.
Bom, ainda não é neste post que iremos falar do MESA, mas sim, no Museu Municipal Mestre Severo Portela, instalado prisão municipal, nele esteve também instalado os Paços do Concelho, nele conta que pernoitou no ano de 1573 o rei D. Sebastião, e que tem hoje a função de museu, está lá a exposição permanente do pintor que lhe dá o nome, dizer que esta vila é terra de sapateiros por tal têm nos antigos calabouços uma exposição dedicada aos mesmos intitulada de "Sapateiros - Memória de um Oficio.
Começamos por procurar local para estacionar, pois é a pé que se visita uma vila histórica.
E logo encontramos algo alusivo a um lavadouro.
São fotos de sapateiros e as suas ferramentas.
Outra máquina de sapateiro ligeiramente diferente mas com o mesmo fim.
Subimos no fim ao primeiro andar para vermos outro tipo de arte.
Este era o acesso ao calabouço da antiga prisão.
Condecorações e esboços do artista.
Autorretrato do artista.
A Igreja Matriz de Santo Ildefonso, que visitaremos mais tarde depois de reconfortarmos o estomago.
Tem tudo até burro ...
Por agora é tudo, na próxima vamos visitar a igreja e o MESA, onde fomos também muito bem recebidos e obtivemos uma visita guiada, que nos levou até ao terraço de onde se via a vila toda, e alguns conselhos para outros locais a visitar.
Fiquem bem e cuidem-se.