sábado, 27 de junho de 2020

Minas de São Domingos

No regresso do porto do Pomarão, na margem do rio Guadiana, pequena aldeia piscatória e porto de embarque do minério explorado nas Minas de São Domingos, nome que corresponde também ao da povoação alentejana, hoje um polo museológico de arqueologia industrial e de turismo de recreio dada a existência de uma das barragens que forneciam água para a exploração mineira, que foi sendo explorada pelos povos que desde a Idade do Ferro por ali povoaram o território e, pelos Romanos desde o séc. 14 a.C ao séc.  395 d.C., e tendo registado a época áurea com o empreendimento mineiro moderno entre 1854 e 1966, a última empresa foi a Mason & Barry que declarou falência em 1968.
Vamos deixar por aqui os temas históricos, de natureza ecológica entre outros, que ficam para a pesquisa de quem quiser aprofundar os temas.



Passamos pela estrada que apelido dos ninhos das cegonhas tal o número que se encontram instalados ao longo deste percurso. E chegamos ás Minas de São Domingos, ficamos somente pela escombreira que hoje é um enorme lago transformado numa praia fluvial de boa qualidade.







Foi edificada uma Igreja da Mina de São Domingos, edificação essa que terminou a sua construção em 1863.

Com a paisagem dos campos do Alentejo rumamos a Sintra.
Fiquem bem.
Nota: Fotos de 2020