O Sítio Arqueológico do Alto da Vigia, contem as ruínas de um Santuário Romano dedicado na antiguidade pelos romanos primeiramente ao Sol e ao Mar, e mais tarde por conveniência à Lua, localizado num promontório entre a praia das Maçãs e a praia Pequena, começou nos anos a ser estudado em 1505 por Valentim Fernandes, que podemos considerar como o primeiro arqueólogo português, as escavações mandadas fazer pelo rei D. Manuel I para a implantação de uma torre de vigia puseram a descoberto as ruínas deste templo.
Após o século XVI e com o abandono do local e posterior cobertura natural do local, embora houvesse sempre uma ideia da sua existência, só já no ano de 2008 que o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, que tem como seu impulsionador o arqueólogo José Cardim Ribeiro, recomeçou as escavações junto de uma torre de facho de época Moderna que ainda se encontravam visíveis.
Sabemos que a época islâmica também por ali passou com o testemunho arquitetônico de um ribat, tendo sido, até agora várias salas e, numa delas destaca-se um mirhab orientado a Sudoeste, virtualmente no sentido de Meca.
Estas fotografias foram feitas no final de Julho de 2018, quando levei uns amigos a visitar este sitio arqueológico.
Até lá, não voltei, é minha predisposição volta ao sitio para fazer novas fotos, até porque este promontório não era desconhecido para mim.